ristarcapa

Ristar, A Simpática Estrela do Mega Drive!

Game Gear Mega Drive MUNDO RETRÔ

ristar capa Eua

Nasce  uma Estrela

Ristar, a simpática estrela do Mega Drive foi criado pelo mesmo time responsável por Sonic, criado em um momento onde o mercado de jogos eletrônicos estava passando por mudanças o que fez Ristar quase passar despercebido pela década de 1990,  mas não quer dizer que essa Estrela Simpática não brilhou.

Ristar era para ser um Coelho

A história de Ristar se inicia por volta de 1990 quando a Sega estava começando a criar o seu novo mascote. Enquanto Yuji Naka, o “pai do Sonic”, estava desenvolvendo o game o qual viria ser o primeiro Sonic The Hedgehog ele esboçou um coelho com orelhas tão compridas que podiam estender-se para pegar objetos.

ristar rabbit(Nitidamente o personagem tinha características bastante parecidas com os primeiros desenhos da Disney)

No decorrer do projeto e com o foco na velocidade ia ficando cada vez mais lógico para o “Sonic Team”, que um coelho não seria um bom protagonista e assim foi deixado de lado sendo substituído por um tatu e depois por um ouriço já que os espinhos em seu dorso era convenientes para servirem como ataque corporais que Tornou-se assimo símbolo da Sega a partir de 1991.


Primeiramente, bolamos uma personagem que se parecia com um coelho, com orelhas que podiam se estender e pegar objetos. Na medida em que o jogo ia ficando cada vez mais veloz, nós precisávamos de uma característica especial para nosso personagem sobre os seus inimigos. Eu então me lembrei de uma personagem que eu havia pensado anos atrás, que podia se transformar em uma bola e passar por cima dos seus adversários. Ouriços podem rolar, então decidimos ir de um coelho para um ouriço“, relembra Naka em entrevistas.


 

Ok ok, sei que é sobre Ristar que estamos falando aqui e não do Sonic, mas as ideias de jogabilidade que cercavam o coelho criado por Yuji Naka agradavam aos envolvidos em Sonic. Após o lançamento do nosso amado ouriço o time continuou trabalhando em várias idéias para o seu orelhudo .

Nasce Feel

Sendo trabalhado pelo “Sonic Team” separadamente de sonic o jogo do “Tal Coelho” foi ganhando forma, mas deixado de lada por um tempo já que a Sega estava exigindo mais continuações melhores e mais ambiciosas para o ouriço , já que ele estava ganhando o prestígio dos fãs.

ristar feel

Contudo, Yuji Naka e o seu time, conseguiram criar um protótipo chamado Feel  baseado nas ideias do jogo do coelho. Substituído por um personagem misterioso que parecia usar uma máscara dourada e as orelhas agora usa os braços para interagir e atacar os inimigos. Parecendo promissor aos olhos do time eles resolveram continuar o projeto e com o avanço no desenvolvimento, Feel foi recebendo melhorias no seu visual, levando a tornar-se uma estrela humanoide chamada Dexstar.

Dexstar

Ristar Dexstar

Neste momento o personagem já tinha o seu visual que conhecemos hoje de luva branca, olhos expressivos, sapatos com um raio dourado e a face de uma estrela . Mas para o time o nome Dexstar ainda estava longe de ser especial.

Até Fell chegar a ser Ristar houveram mudanças e tentativas. A primeira veio quando o chamaram de Volt , provavelmente ele deveria ter ataques elétricos e usaria os braços para conectar-se à redes de energia.

Depois de Volt, passou a chamar-se Ristar onde já começava a ganhar seus traços finais. Também houve nesse estágio indecisão no nome pois voltaram a chamá-lo de Dexstar e pouco antes de concluir o jogo rebatizado para Ristar e assim ficando definitivamente até hoje.

Lembrando que junto com Yuji Naka, trabalhou Akira Nishino e Takeshi Niimura, sendo diretores do projeto. Sem eles, o game dessa querida estrela não iria existir.

A História de Ristar

Americana

A jornada de Ristar possui duas histórias diferentes devido ao fato das inúmeras alterações entre as versões americanas e japonesas do jogo.

Ristar Kaiser Greedy

(Kaiser Greedy )

Na versão americana, Ristar vivia tranquilamente no Sistema Valdi com os seus amigos. Até que Kaiser Greedy  começou a corromper os líderes dos planetas desse sistema fazendo assim que eles o obedecessem .

E como se não bastasse isso Kaiser Greedy sequestra o pai de Ristar conhecido como Legendary Hero, que é o protetor do sistema. Com todo esse caos instalado no Sistema, Ristar tem a missão de resgatar seu pai e libertar os habitantes do Sistema das garras malignas de Kaiser Greedy.

Japonesa

Já na versão japonesa, a história muda um pouco. Nela, Kaiser Greedy continua a corromper as mentes dos líderes dos planetas do Sistema Valdi. Mas os habitantes do planeta Neer rezam por um herói o qual possa impedir esses ataques iminentes.

 

Ristar Deusa Estelar Oruto

(Deusa Estelar Oruto)

Essas orações chegam até a nebulosa da Deusa Estelar Oruto. Que para atender as preces desperta Ristar, um dos seus filhos mais fortes, para que vá e lute contra Kaiser Greedy ao lado do povo do Sistema Valdi.

Sendo assim nesta versão japonesa, o pai de Ristar nem é citado bem como também a deusa Oruto não aparece na americana. Sem falar que entre as duas versões o personagem sofre mudança em seu visual.

EUA Jap

(À esquerda, a versão ocidental. À direita, a versão oriental)

Na versão japonesa, Ristar possui uma expressão mais simpática e leve. Já na versão americana, Ristar parece raivoso e radical o tempo todo. O lado bom disso é que o jogador pode escolher com qual Ristar e qual História irá seguir , qual delas o cativou mais.

Força estelar

Ristar tem habilidades únicas que o ajudam na jornada e a superar todos os desafios dos planetas do Sistema Valdi.

Dentre elas é o voo usando uma alavanca de propulsão, o que permite Ristar alcançar uma grande velocidade e acessar assim áreas mais altas. No momento que a usa ele torna-se invulnerável por alguns instantes.

Water

Ao contrário do ouriço, Ristar também pode nadar e mergulhar sem precisar de bolhas de ar, inclusive, o seu nado é extremamente rápido. Mas é a técnica de agarramento que mais se destaca.

Ristar pode agarrar seus inimigos e objetos usando seus longos braços que são capazes de esticar. E é baseado em seus braços que toda a mecânica do game acontece.

Lava e gelo atrapalham bastante a vida de nosso herói além das Black Orbs e lógico os inimigos que basta encostar para que seja dano na certa, mas nada muito grave.

Sua Trajetória

Podemos dizer que para uma estrela a sua passagem pelo mundo dos videogames foi bem meteórica. Protagonizando apenas um jogo para as plataformas de Game Gear e Mega Drive em 1995. Desde então, vem fazendo pequenas aparições em coletâneas e outros games da Sega.

cover sonic colectin

Ristar está disponível nas coleções Sega Forever, Sonic Mega CollectionSonic’s Ultimate Genesis Collection e Sega Genesis Collection. Sendo possível jogar também pela Steam no Virtual Console do Wii

shemue 1

Ristar também faz breves aparições em outros jogos como em Shenmue, lançado em 1999 para Dremcast e como uma estatueta em Shenmue II. Ristar também é visto na introdução do game Segagaga, um jogo estilo RPG lançado apenas no Japão em 2001 para Dreamcast.

 

sagagaga

Suas ultimas e breves aparições foram nos jogos de corrida da turma do Sonic. Em 2010, numa pista de Sonic & Sega All-Stars Racing e depois, em 2012, como “flagman” em Sonic & All-Stars Racing Transformed.

Streamer pela twitch, Youtuber e Retrô Gamer. Meu primeiro Video Game foi um Supergame da CCE e desde então não parei mais de admirar este fantástico mundo dos Games. Sou SEGA por amor, mas gosto de todos os sistemas para mim o que conta é a Diversão. Despois do Supergame meu outro console foi um Master System e meu primeiro cartucho foi Ghostbuster, mas meu primeiro RPG foi Phantasy Star o qual curto até hoje Aprecio o gênero de RPG, MMORPG, Hack and Slash em geral só não me dou bem com Battle Royalle. Moderador do Site, 45 anos, Saquarema, Rio de Janeiro

2 thoughts on “Ristar, A Simpática Estrela do Mega Drive!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *