Golden Axe Game em Foco

Golden Axe, em busca do lendário machado dourado !

Ação Arcade Master System Mega Drive MUNDO RETRÔ Videos

Arcade Golden Axe

Jogo de luta 2D estilo beat’emup (luta de rua), desenvolvido pela SEGA AM1 e publicado pela SEGA. Além do Arcade, o game também foi lançado para Master System, Mega Drive, PlayStation 3, Sega Genesis Mini, Turbografx-CD, Wii, Wonderswan Color, Xbox 360, Zodiac, dispositivos móveis e nos microcomputadores Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Linux, Macintosh, PC e ZX Spectrum, bem como nas coletâneas 6-Pak (Mega Drive), Mega Games 2 (Mega Drive), Mega Games 6 (Mega Drive), 10 Super Jogos (Mega Drive), Sega Classics Arcade Collection 5-in-1 (Sega CD), Sega Classics Arcade Collection 4-in-1 (Sega CD), Sega Genesis Collection (PlayStation 2 / PSP), Sega Smash Pack (Game Boy Advance / PC), Sega Smash Pack Volume 1 (Dreamcast), Sega VintageCollection: Golden Axe (Xbox 360), Sonic’sUltimate Genesis Collection (PlayStation 3 / Xbox 360), Sega Classics (Zodiac), 2 Hot 2 Handle (Amiga), Oculus Arcade (Oculos Go), Sega Classics (AmazonFire TV), Sega Genesis Classic Collection: Gold Edition (PC) e Sega Genesis Classics Pack (PC), além de estar na memória de alguns modelos de Mega Drive da TecToy, como o SuperMega Drive 3 – 71 Super Jogos. Um remake foi lançado para PlayStation 2 (Sega Ages 2500 Series Vol. 5: Golden Axe), bem como na coletânea Sega ClassicsCollection (PlayStation 2).

Golden Axe é um beat´n up side scrolling ambientado em um mundo de fantasia medieval, onde três guerreiros unem suas forças para resgatar o Rei e sua Rainha, sequestrados por DeathAdder.

Golden Axe Game em Foco

Há três diferentes personagens jogáveis no jogo que são uma amazona chamada TyrisFlare, um herói protagonizado pelo bárbaro AxBattlere e um anão denominado GiliusThunderhead. Cada personagem tem um movimento para atacar inimigos que vem por trás que pode ser executado apertando os botões de ataque e pulo simultaneamente. Além disso, com um duplo toque para a direita ou para a esquerda com o joystick vai fazer o personagem correr podendo usar um “encontrão” que derruba os adversários, além de usar a corrida para pular mais alto e segurando o botão de ataque executar o famoso “mortal” que em alguns casos matava os inimigos com apenas um desses movimentos.

Em determinados pontos durante o jogo, os jogadores vão se deparar com inimigos que montam criaturas. Se o jogador derrubar o adversário, ele poderá tomar o lugar dele e usa-lo contra os inimigos.

Em determinados pontos durante um nível, bem como sobre os níveis intermitentes entre estágios, pequenos seres aparecem carregando um saco nas costas, eles roubam até dois potes de magia se o personagem o tiver. Os jogadores podem acertar o esses seres (goblins? duendes?) fazendo-os derrubar alimentos e poções mágicas – o último dos quais são usados para criar um ataque mágico especial que causa dano ou mata todos os inimigos na tela.

Cada um dos heróis do jogo usa um tipo diferente de magia: o Bárbaro usa a magia da Terra, a Amazona usa magia de fogo e o Anão usa a magia do relâmpago. Além disso: cada personagem do jogador também carrega uma arma diferente: A guerreira Amazona e o Bárbaro ambos usam espadas, enquanto o Anão empunha um machado.

Golden Axe Foto2

Golden Axe consiste em 9 níveis, embora apenas 5 deles são os verdadeiros níveis como cada segundo estágio é um nível curto intermitente caracterizado apenas pelos goblins que tentam roubar os potes dos três guerreiros enquanto dormem.

Gostava muito de jogar com a TyrisFlare, pois a mesma possui as melhores magias. Portanto, vamos falar um pouco da sua história:

Tyris Game em Foco

Princesa do Reino de Firewood, TyrisFlare teve uma infância feliz ao lado dos seus pais. Contudo, essa felicidade acabou aos 17 anos quando o maligno DeathAdder invadiu o reino com seus exércitos. Para protegê-la, a mãe de Tyris colocou-a em uma sala secreta do castelo. Quando saiu de lá, após a batalha ter terminado, a jovem princesa encontrou apenas destruição. Além de corpos de soldados mortos, ela descobriu que DeathAdder havia assassinado seus pais também.

Com sede de vingança, Tyris se uniu a um grupo de amazonas e recebeu treinamento para lutar com a espada e dominar a magia do fogo. Seis anos depois, temos os eventos do primeiro Golden Axe. TyrisFlare, AxBattler e Gilius encontram um amigo muito ferido perto dos domínios do antigo reino de Firewood e descobrem que o vilão, DeathAdder, havia raptado a princesa e o rei de Southwood. Ao lado dos companheiros, Tyris vai atrás do vilão e no caminho presta socorro ao povo do Vilarejo Turtle, que havia sido saqueado pelos servos de DeathAdder. Ao chegar ao castelo, o trio de guerreiros derrota DeathAdder, salvando o rei, sua filha e trazendo a paz.

Em Golden Axe II, TyrisFlare se une novamente a AxBattler e Gilius para enfrentar DarkGuld, um ser maligno que tentou usar os poderes do Golden Axe para trazer o caos. Já em Golden Axe: Beast Rider, descobrimos que Tyris se juntou à Irmandade Axirian, um grupo de sacerdotisas da Ilha de Axir que venera o , o último de uma antiga raça que é cultuado como um deus. As forças de DeathAdder interrompem o ritual das sacerdotisas, capturam o Great Dragon e mais uma vez deixam Tyris sozinha. Ao despertar da batalha, ela percebe que foi a única sobrevivente da irmandade.

Tyris Flare Game em Foco

No último jogo protagonizado por ela, Tyris vai atrás das partes perdidas do Golden Axepararesgatar o Great Dragon e vingar a morte das suas companheiras da irmandade. Um fato interessante é que em Beast Rider a personagem pode usar diferentes equipamentos e armas em batalha, incluindo o traje clássico dos primeiros jogos.

CURIOSIDADES:

G Axe Game em Foco

– Golden Axe foi lançado em Junho de 1989;

– MakotoUchida originalmente queria fazer um jogo semelhante ao “Dragon Quest”, mas os altos executivos da Sega não viram nesse tipo de jogo uma boa ideia. Então ele e sua equipe criou Golden Axe, pensando que personagens selecionáveis e magias chamativas fariam um grande sucesso. E o jogo acabou se tornando uma das grandes franquias da Sega que gerou várias sequências;

 

– O kanji na tela de título se lê como “Senpu”, que significa “Combate com machado”. Este é um exemplo de “gikun”, onde os artistas japoneses usam o valor fonético de uma palavra para determinar o nome do jogo e não o significado da própria palavra;

– No começo do jogo os personagens encontram um personagem chamado Alex que morre pelos seus ferimentos. Será que era mais uma profecia que o mascote da SEGA seria substituído em breve?

– A versão japonesa desse jogo tem duas coisas um pouco mais sangrentas como de costume. Na tela de demonstração existe uma cena onde AxBattler surge na entrada de Turtle Village e arranca a cabeça de um inimigo que é lançada para fora da tela. E durante a escolha de personagens a palavra “PLAYER SELECT” fica pingando sangue constantemente. Ambos detalhes foram retirados das versões ocidentais;

– O jogo tenta punir o jogador que fica parado na tela, mesmo se houver inimigos com ele e o mesmo ficar fugindo deles sem atacar por muito tempo, faz com que surjam duas caveiras pretas muito rápidas, mas bem fracas;

– Muitas dos samples usados para as vozes em Golden Axe e sua sequência no ARCADE foram retirados dos filmes “Rambo – FirstBlood” e “Conan, o Bárbaro”.


TRUQUE – Restauração de Vida: se a energia de um dos jogadores estiver igual a um, é possível durante a tela dos goblins ignora-los descendo até a parte inferior da tela para fazer o seguinte. O jogador “quase” morrendo deve ficar imóvel enquanto seu companheiro da dois golpes em sequência sem finalizar com um terceiro ataque aguardando o personagem se recuperar e começar o processo até a única energia desaparecer. Feito isso e só aguardar a mudança de fase e você verá que ao começar no novo estágio a energia do personagem estará completamente restaurada.

Ficha técnica.:


Ano lançamento: 1989
Fabricante: SEGA
Franquias: Golden Axe
Lançamento: Oficial
Gêneros: 2D, Luta de rua / Beat’emup
Formatos: Cartucho, Placa

Regiões de Lançamento.:


Região Data
Estados Unidos 1989
Japão Maio / 1989

https://www.youtube.com/watch?v=UgA5fpsnt8U

Colaborador.:


Colaborador.: Ronaldo Rodrigues “Bento”.

Professor de Matemática, Escritor amador, Cinéfilo, Gamer que cresceu jogando com seu primo, amigos e vizinhos, lendo muitas revistas sobre games, frequentando os fliperamas e as antigas locadoras de videogames, hoje divide o tempo livre entre as jogatinas e os textos sobre educação, games e cinema dentre outros, costuma publicar em fóruns e sites/blogs relacionados.

Clique Aqui e veja mais sobre o ultimo livro dele


Streamer pela twitch, Youtuber e Retrô Gamer. Meu primeiro Video Game foi um Supergame da CCE e desde então não parei mais de admirar este fantástico mundo dos Games. Sou SEGA por amor, mas gosto de todos os sistemas para mim o que conta é a Diversão. Despois do Supergame meu outro console foi um Master System e meu primeiro cartucho foi Ghostbuster, mas meu primeiro RPG foi Phantasy Star o qual curto até hoje Aprecio o gênero de RPG, MMORPG, Hack and Slash em geral só não me dou bem com Battle Royalle. Moderador do Site, 45 anos, Saquarema, Rio de Janeiro

1 thought on “Golden Axe, em busca do lendário machado dourado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *