Golden Axe II

Golden Axe 2 – Um novo game ou apenas uma expansão?

Arcade Mega Drive MUNDO RETRÔ

Golden Axe 2

Golden Axe 2 Game em Foco

Jogo de luta 2D estilo beat’nup (luta de rua). Além do Mega Drive, o game também foi lançado para Wii (Virtual Console), dispositivos móveis e PC, bem como nas coletâneas Sega Genesis Collection (PlayStation 2 / PSP), Sega Vintage Collection (Xbox 360 – Live) e Sonic’s Ultimate Genesis Collection (PlayStation 3 / Xbox  360). Um remake foi lançado para PlayStation 2 (Sega Ages 2500 Series Vol. 5: Golden Axe), bem como na coletânea Sega Classics Collection (PlayStation 2).

Continuaremos com o grande game épico medieval. Lançado em 1991 no Japão. Golden Axe2 estava de volta ao Mega Drive, para felicidade dos fãs da franquia, Contudo a pergunta que não quer calar é – Será que é um novo jogo ou apenas uma “expansão”?

Com o enorme sucesso de Golden Axe, tanto nos fliperamas quanto nos consoles, uma continuação do mesmo era mais do que esperada pelos fãs do jogo. Em 1991 Golden Axe II foi então lançado para o Mega Drive, e acabou sendo um jogo que dividiu opiniões: alguns fãs gostaram do jogo em si por ser bem semelhante ao primeiro; já outros reclamaram dizendo que a SEGA poderia ter arriscado mais e feito inovações no novo Golden Axe. Realmente o jogo mais parece uma expansão do jogo original (algo bem comum nos jogos lançados para PC), trazendo praticamente o mesmo modo de jogo do primeiro, só que com gráficos e sonoridade melhores. Eu particularmente me coloco no grupo de fãs que gostaram do jogo, principalmente por ele se manter fiel ao original.

A História do jogo

Seguindo os acontecimentos do primeiro jogo. O mal que afligiu por muito tempo a terra de Yuria foi derrotado, graças à bravura de três grandes heróis guerreiros: AxBattler, o Conan (quero dizer o bárbaro); TyrisFlare, a amazona; e Gilius Thunderhead; o anão. Os três se tornaram símbolo de coragem para todos os habitantes de Yuria, e graças a eles o “Machado Dourado” finalmente podia estar longe das mãos de seres malignos. Todavia, infelizmente, a paz não duraria por muito tempo, senão, não existiria essa continuação…

Passado alguns anos após a derrota de “DeathBringer” e seu comparsa “DeathAdder”, uma nova força das trevas está para trazer de volta o caos. Um novo Senhor da Obscuridade conseguiu voltar a este mundo, após ter ficado aprisionado por séculos desde a sua última batalha e vergonhosa derrota. O impiedoso e maligno “DarkGuld” retorna e está sedento por vingança! Em seu primeiro ato perverso, sim isso mesmo! Ele rouba o “Machado Dourado”, recebendo assim grandiosos poderes, e com sua tropa infernal arrasa e destrói muitas vilas e vidas inocentes. O caos está novamente instaurado em Yuria, e seu povo precisa novamente contar com seus três aguerridos heróis para trazer novamente a paz!

golden Axe II foto2

O que encantou no primeiro game está de volta – a famigerada “Magia”

Como no primeiro game, os personagens de Golden Axe2 podem lançar poderosas magias durante as batalhas. No entanto, desta vez eles devem recolher livros e não poções para assim encher a barra de magia, outra novidade é que agora não são por meio de anões que conseguimos fortalecer o poder mágico, e sim tendo que enfrentar verdadeiros magos, que ao contrário dos anões do primeiro jogo, também podem atacar os personagens controlados pelo jogador. Claro que eles não chegam a ser inimigos difíceis, porém também podem ferir jogadores desavisados e descuidados.

Todos os personagens possuem o poder de um tipo especifico de magia elemental. A amazona Tyris (que novamente possui o poder da magia do elemento fogo) é a mais poderosa nesta questão, mas em contrapartida é o personagem que mais precisa de livros para completar o poder máximo de sua magia. Já o anão Gilius (que desta vez tem o poder da magia do elemento terra e não o do trovão como era no jogo anterior) tem as magias mais fracas, mas em compensação é bem mais fácil chegar ao seu poder mágico máximo, já que são necessário poucos livros para isso. O Bárbaro Ax (que desta vez tem o poder da magia do elemento ar) é o que possui o poder mágico mais mediano, não sendo tão poderoso quanto Tyris, e nem tão fraco quanto Gilius. Por isso, continuo gostando mais de jogar com a amazona Tyris seguido do anão Gilius.

Sobre as novas montarias

Assim como no Golden Axe Original os seres que habitam Yuria podem ser montados, só que totalmente diferentes (pelo menos fisicamente). Aqui eles são chamados de “Bizarrians” (eu sei é bizarro!) e variam muito em sua forma e maneira de atacar, podendo dar rabadas, patadas e até mesmo cuspir fogo.

Particularmente acho que as criaturas do primeiro jogo eram melhores e mais elaboradas, mas mesmo assim os “Bizarrians” podem ser de grande ajuda na luta contra bando de inimigos persistentes. Vale ressaltar que o jogador deve ficar muito atento, pois quando ele está montado em um “Bizarrian” acaba atraindo ainda mais a atenção dos inimigos, principalmente daqueles que querem “dar uma voltinha” em seu “meio de transporte”. Exatamente como no jogo anterior.

Sobre os Gráficos e Sonoridade

Gaxe II Game em Foco

Realmente, Goden Axe 2 apresenta gráficos ainda melhores que seu antecessor, sendo que tudo é mais colorido e bem mais detalhado. Os cenários apresentados no jogo novamente nos remetem a um mundo medieval cheio de magia e fantasia, com densas florestas, pântanos tenebrosos, cavernas misteriosas e castelos surpreendentes! Tudo muito bem representado na tela!

No entanto, os cenários do game não chegam a ser tão “mágicos” como os do jogo original, onde era possível visitar uma vila no casco de uma tartaruga gigante (Lembro-me muito deste cenário do jogo original) ou então caminhar pelos céus na costa de uma enorme águia, e mesmo que estes detalhes não atrapalhem em nada no jogo em si, foi motivo de um pouco de reclamação por parte de alguns fãs e das revistas especializadas na época, que esperavam cenários mais “fantasiosos” e criativos nesta continuação…

Particularmente gosto do design dos três protagonistas e apresentam algumas diferenças em relação ao que foi visto no primeiro jogo. A amazona Tyris está usando agora uma bandana e mostra um corpo ainda mais “sedutor” do que outrora. Já o anão Gilius está com sua barbicha um pouco mais branca, deixando claro que o tempo passou com os sinais de seu envelhecimento desde a última aventura, enquanto que o bárbaro Ax continua com os músculos de sempre, mas traz também uma bandana azul desta vez.

Os visuais dos inimigos do game estão muito bons, com sprites detalhados e com uma boa animação. Porém, assim como no game original os inimigos são muito repetitivos, só mudando mesmo as cores de seus vestuários para indicar que se trata de adversários mais fortes. Os clássicos e terríveis guerreiros esqueletos não poderiam deixar de marcar presença, só que desta vez eles trocaram as espadas por foices, talvez para fazer uma alusão que eles estão mais “mortais” do que nunca.

Há também um novo tipo de inimigo semelhante a lagartos humanoides, que são bem chatos e perigosos, ainda mais por andarem sempre em grupo, e que ficaram com um design bem bacana. Os chefes continuam em grandes proporções, mas poderiam ser mais variados…

Agora algo que se destaca em termos gráficos no jogo são as belas animações das magias lançadas pelos três guerreiros que estão ainda melhores do que as que foram vistas no jogo anterior…Verdadeiramente trata-se de um grande show a parte!

Outro ponto a ser mencionado é a bola de cristal que mostra o caminho que os heróis estão percorrendo, e que aparece entre uma fase e outra. Ela faz também uma breve descrição do motivo dos três heróis estarem fazendo aquele trajeto, algo que só ajuda a melhorar o entendimento do enredo do game do começo ao fim. Sensacional!

Os efeitos sonoros são os clássicos sons de espadas, machados, magias explodindo na tela, etc, tudo muito bem feito. Os personagens continuam soltando gritos ao morrer, o que realmente é bem legal, e de certo modo até mesmo causador de uma satisfação para o jogador, pois nada melhor que ouvir o último gemido daquele inimigo maldito e apelão. Em suma, todos os efeitos sonoros cumprem de forma satisfatória seus papéis no game.

A trilha sonora é excelente, com temas variados que fazem com que o jogador entre literalmente no clima de aventura do game, contudo acho as músicas do primeiro Golden Axe melhores e mais marcantes, mas mesmo assim isso não quer dizer que a trilha sonora de Golden Axe2 seja ruim, pelo contrário, pois as músicas são muito boas! Destaque para o tema da primeira fase do jogo, que faz com que o jogador seja novamente transportado para o fantástico mundo medieval de Yuria com maestria!

Sobre a Jogabilidade

A jogabilidade desta continuação é praticamente a mesma do game original, ou seja, continua boa, mas poderia ter algo de novo. Os comandos funcionam de maneira perfeita, sem atrasos, e a movimentação dos personagens na tela é fácil e precisa.

Uma diferença que existe em relação a jogabilidade de Golden Axe 2 se comparada com a encontrada no primeiro game, está na questão das magias. Agora o jogador antes de usá-las pode escolher o nível da magia que pretende lançar em seus inimigos, não sendo necessário gastar todo o poder de uma vez só. Para isso basta ficar segurando o botão que lança as magias até que se alcance o nível desejado pelo jogador. Caso o jogador prefira o modo “antigo”, basta ele mudar no menu de opções do jogo o estilo das magias, deixando na opção “normal”. Desta forma ao usar as magias o jogador irá consumir todo o poder que conseguiu armazenar até então, como acontecia no primeiro Golden Axe.

Golden Axe2 possui em seu total seis fases, e possui três níveis de dificuldade (Easy, Normal e Hard), deixando então que o jogador escolha o nível mais condizente com suas habilidades. Assim como no jogo anterior é possível aumentar as barras iniciais de energia no menu de opções para até cinco, o que também ajuda o jogador a ter seu personagem mais resistente. A dificuldade do jogo é crescente, mas como os inimigos costumam ter sempre as mesmas formas de agir e atacar basta que o jogador pegue algumas manhas para ir se acostumando e melhorando até chegar ao final do jogo sem maiores problemas. Ao se jogar em dupla as coisas podem se tornar mais fáceis, desde que seu companheiro de joystick não seja um mau jogador e mais apanhe dos inimigos do que o contrário. Os chefes finais poderão dar um pouco de trabalho, mas nada que a prática não resolva.

Considerações Finais

Golden Axe 2

Para alguns nada de novo, já para outros uma bela continuação… Eu fico no grupo dos que gostaram de Golden Axe2 exatamente por ele ter mantido tudo o que deu certo no jogo original. Um jogo de ação viciante, com uma jogabilidade simples, uma boa dose de dificuldade e uma trilha sonora épica! No Mega Drive ainda seria lançado um terceiro jogo da franquia, que ao contrário de Golden Axe2 traria profundas mudanças nos personagens e no modo de jogo em geral, mas isto é assunto para um próximo Mundo Retrô.

Ficha técnica.:


Ano lançamento: 1991
Fabricante: SEGA
Franquias: Golden Axe
Lançamento: Oficial
Gêneros: 2D, Luta de rua / Beat’emup
Formatos: Cartucho, Placa

Regiões de Lançamento.:


Região Data
Japão 27/12/1991
Brasil 01/02/1992
Estado Unidos 01/01/1992
Europa 01/01/1992

https://www.youtube.com/watch?v=87MSyY7vPRQ

Colaborador.:


Colaborador.: Ronaldo Rodrigues “Bento”.

Professor de Matemática, Escritor amador, Cinéfilo, Gamer que cresceu jogando com seu primo, amigos e vizinhos, lendo muitas revistas sobre games, frequentando os fliperamas e as antigas locadoras de videogames, hoje divide o tempo livre entre as jogatinas e os textos sobre educação, games e cinema dentre outros, costuma publicar em fóruns e sites/blogs relacionados.

Clique Aqui e veja mais sobre o ultimo livro dele


Streamer pela twitch, Youtuber e Retrô Gamer. Meu primeiro Video Game foi um Supergame da CCE e desde então não parei mais de admirar este fantástico mundo dos Games. Sou SEGA por amor, mas gosto de todos os sistemas para mim o que conta é a Diversão. Despois do Supergame meu outro console foi um Master System e meu primeiro cartucho foi Ghostbuster, mas meu primeiro RPG foi Phantasy Star o qual curto até hoje Aprecio o gênero de RPG, MMORPG, Hack and Slash em geral só não me dou bem com Battle Royalle. Moderador do Site, 45 anos, Saquarema, Rio de Janeiro

2 thoughts on “Golden Axe 2 – Um novo game ou apenas uma expansão?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *